Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


FORUM - Índice
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Aprenda como converter AVI, RMVB para x264

Ir para baixo 
AutorMensagem
vtXis
Administrator
Administrator
vtXis


Número de Mensagens : 491
Data de inscrição : 14/05/2008

Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 Empty
MensagemAssunto: Aprenda como converter AVI, RMVB para x264   Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 EmptySeg maio 11, 2009 4:05 am

Aprenda como converter AVI, RMVB para x264



Site oficial: http://www.x264.nl/

Descrição: O x264 é um codec extremamente poderoso e dinâmico capaz de trabalhar com alta ou baixa bit rate, capaz de se encodificar um vídeo para ser enviado em um e-mail por exemplo(com boa qualidade) e um vídeo para ser gravado em DVD mantendo uma qualidade explendida talvez até superior ou semelhante a do formato MPEG-2 que trabalha com poucas perdas.
Ele não vem com um decodificador embutido, deve se usar o FFDShow ou o pacote de codecs Matroska.
Fiz alguns testes na minha máquina, usando arquivos AVI’s compactados com Xvid diminui aproximadamente 75% o tamanho do arquivo e a qualidade fica muito boa.
Já em arquivos RMVB houve uma grande variação em alguns arquivos diminuiu cerca de 50% e em outros apenas 4%.
Mãos a obra!

  1. Baixar o MediaCoder aqui (qualquer coisa tem no baixaqui e SD). (OpenSource)
  2. Instalar o programa (só apertar Next, Next, Next, Finish)
  3. Abra o MediaCoder (ele sempre abre um html no navegador, agradecendo e etc…).
    Após a splashscreen demora alguns instantes até o programa abrir, espere!
  4. No MediaCoder, clique no botão ADD, agora selecione um ou mais arquivos que você deseja converter.
    OBS: não coloque nenhuma legenda, somente arquivos de mídia!
  5. Como você pode ver, existem dois quadrados , no quadrado da esquerda, clique na aba OUTPUT.
    Em WORKING FOLDER clique em BROWSE e escolha uma pasta para os arquivos ficarem temporariamente ou pode deixar o padrão mesmo.
  6. Selecione todos os arquivos adicionados, clique com o botão direito do mouse sobre eles, abrirá um menuzinho.
    Clique em SET PRESET FILE e escolha o preset: H.264 with aacPlus (Insane)
    Encontrado no diretório: C:\Arquivos de programas\MediaCoder\presets\Video Presets

    OBS: se você não sabe muito ainda, use o preset é bonzinho, aconselho a testar várias opções e achar a que mais lhe agrada.

  7. Clique no botão START e aguarde… Ao final irá aparecer o números de arquivos convertidos, o tamanho deles no total e o tamanho dos arquivos novos convertidos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://internetativa.forumeiros.com
vtXis
Administrator
Administrator
vtXis


Número de Mensagens : 491
Data de inscrição : 14/05/2008

Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 Empty
MensagemAssunto: Re: Aprenda como converter AVI, RMVB para x264   Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 EmptySeg maio 11, 2009 4:08 am

Olá a todos os colegas do fórum, depois de muito tempo em fóruns em inglês, com meu inglês ruim, resolvi juntar o máximo possível de conteúdo sobre esse formato, que vem sendo cada vez mais usado, chamado MPEG-4 part 10 ou AVC, mais conhecido como H.264.
Aqui eu irei explicar como fazer conversão de qualquer arquivo que possa usar o directshow atrevés do ffdshow (avi, mpeg, divix, xvid, mkv, mp4 ) para H.264 dentro de um arquivos matroska (.mkv) incluindo toda a parte de conversão de áudio usando somente programas grátis/opensource que, na minha opinião, apesar das dificuldades, não conheço pagos tão bons quanto esses.

1. O que é o H.264?

H.264 é um formato de vídeo criado pelo ITU-T Video Coding Experts Group (VCEG) juntamente com o ISO/IEC Moving Picture Experts Group (MPEG), não vou entrar em muitos detalhes, mas aqui há muitas informações.
O formato vem sendo cada vez mais utilizado a cada dia, seu maior trunfo é o alto nivel de qualidade que se consegue alcançar com um tamanho ainda menor (algumas vezes menos da metade) do que os nossos já conhecidos DivX e XviD, entretanto para se conseguir essa alta qualidade também é necessário um grande poder de processamento tanto na hora da codificação quanto na hora da decodificação do vídeo.

2. Programas requeridos

AviSynth: É o programa que irá gerar os scripts necessários para a conversão do vídeo. É uma ferramenta muito útil nas mãos de um profissional, mas como não é a nossa finalidade e eu não sei fazer muito bom uso dela (se alguém puder dar algumas dicas...) iremos ficar somente com o básico.

meGUI Esse é o programa principal onde iremos fazer as conversões de vídeo. Requer o Microsoft .NET Framework 2.0 que pode ser encontrado aqui

MKVToolnix: Com ele iremos mesclar o vídeo e o áudio e, se for o caso, as legendas em um único arquivo.

CCCP: Um dos programas necessários para a decodificação e codificação dos arquivos e vem incluido o ffdshow.

Para facilitar, aqui está o instalador do MKVToolnix e do AviSynth mais o meGUI (basta descompactar apenas) e o CCCP se encontra no site do link acima.

3. Formatos de arquivos.

Matroska
O formato Matroska (.mkv) é atualmente o formato mais flexível encontrado, com ele pode se usar praticamente todos os formatos de vídeo e áudio ou misturar formatos diferentes em um mesmo arquivo, pode ser usado para streaming via internet, pode se anexar qualquer arquivo nele, pode se usar capítulos parecido como os de um DVD, é opensource e, portanto, funciona tanto em linux quanto windows entre outras vantagens.

Vorbis
O formato de áudio vorbis (.ogg) é atualmente o melhor formato de áudio com perda, conseguindo uma compressão melhor que a do MP3 e WMV. Só é superado pelo AAC+ (.mp4) em bitrates abaixo dos 64 onde este se torna o melhor formato a ser usado. Também é opensource.


4. Primeiros passos

Após se ter instalado/descompactado todos os programas necessários, abra o meGUI. Assim que abrir autorize o programa a baixar as atualizações e automaticamente ele irá baixar todos os arquivos necessários para este tutorial.
O primeiro passo para se fazer a codificação do vídeo é criar um script do AviSynth.

5. Criando um script AviSyntyh usando o meGUI

Caso for fazer uma conversão a partir de um arquivo AVI eu altamente recomendo fazer segundo o item 6 a seguir para evitar possíveis problemas de sincronização com o áudio, para os outros arquivos siga esses passos:
1- Abra o no menu “tools” e depois vá a “AviSynth script creator”. (atalho CTRL+R)
Abrirá uma janela, nela escolha o vídeo a ser usado em "video input", isso fará aparecer uma visualização do vídeo que você escolheu, e depois marque a caixa "Clever (TM) anamorphic encoding", essa opção fará com que o seu vídeo seja redimensionado para o mais próximo multiplo de 16 pois o vídeo precisa estar assim para se conseguir uma melhor compressão. Caso queira diminuir a resolução do vídeo basta escolher em "resize" a resolução desejada.
Na aba "filters" pode se escolher o modo como será feito o redimensionamento em "resize filter". Pessoalmente eu prefiro usar Bicubic (sharp), mas isso fica a seu critério, a maioria das pessoas sequer notará alguma direfença entre os modos.
Salve o script e volte para a tela principal.

6. Criando script para arquivos AVI

Eu recomendo usar esse procedimento para arquivos AVI porque através do método que o meGUI usa pode ocorrer perdas de quadros e, assim, acontecerá a perda de síncronização com o áudio também.
Você pode simplesmente abrir o bloco de notas e usar o seguinte código
Código:
AVISource("caminho_completo_do_arquivo")
e salvar em um arquivo com a extensão .avs.
Ou você pode usar um programa, bem conhecido de quem já mexeu com vídeo, chamado VirtualDubMod. Pegue o programa aqui e abra-o, em seguida vá a "file", "open video file" e na parte de baixo da tela em "Use AviSynth template" escolha AVIsource. Pronto quando ele abrir o arquivo vai criar automaticamente um script com o mesmo nome do arquivo e na mesma pasta.

7. Convertendo o vídeo

De volta a tela inicial do programa abra o script que você criou e escolha o nome e onde será salvo o arquivo. Tenha certeza de que o codec esteja como x264 e em seguida escolha o perfil que será usado para a codificação em "video profile". Pessoalmente não gosto de usar os perfis que vem junto com o programa e criei os meus próprios, os quais usarei nesse tutorial. Estão disponíveis aqui . Para usá-los basta colar os mesmos na pasta profiles\Video do meGUI.

São quatro perfis, sendo 2 modos de alta compactação, mais lentos para codificar, e dois modos com uma compactação um pouco menor, mas com uma velocidade de codificação bem maior. Recomendo que, para uso geral, usem o modo mais rápido, pelo fato dele possui uma excelente relação de qualidade x tempo de codificação e para criar arquivos que precisem ser bem pequenos utilizem o de alta compactação.

Os dois modos são os seguintes:
CQ - A compressão em constant quantizer que é feita de uma forma constante, fazendo com que a qualidade do arquivo seja igual durante todo o vídeo não importando o tamanho final, e por esta razão não existe uma taxa de bits definido, ele pode variar dependendo da complexidade das cenas.
Exemplo: você está codificando um anime/seriado em que todos os episódios tenham a mesma duração e os arquivos finais dele ficaram com tamanhos como: A=170MB, B=120MB e C=200MB. O episódio A tem mais complexidade do que o B e para manter a qualidade foram necessários mais bits, enquanto em C teve mais complexidade ainda e foi necessario mais bits do que os outros 2.

2pass - A codificação é feita com base em uma taxa média de bits definida independente da qualidade final, sendo que primeiramente é feita uma análise da complexidade das cenas para se distribuir os bits e depois é feita a codificação, deste modo cria-se arquivos com tamanhos específicos. Levando em consideração os mesmos três vídeos do exemplo anterior vamos fazer uma comparação: usando um certo valor de bitrate, todos os vídeos ficaram com o tamanho de 150MB. Desse modo podemos dizer que o vídeo A ficou com uma qualidade um pouco inferior para poder ficar com os 150MB, o vídeo B ficou com uma qualidade superior do que a anterior - já que no anterior ele precisou de 120MB e neste ele precisou ocupar os 150MB - e C ficou com uma qualidade considerávelmente menor que a do anterior para poder ficar com os 150MB.

O modo de compressão depende de cada pessoa, pessoalmente eu considero o CQ mais vantajoso, principalmente se o vídeo original está em alta qualidade como um DVD, mas quando preciso fazer algo com um tamanho definido, como gravar em um CD, eu uso o 2pass.

Independentemente do modo que for usar, abra a caixa "config" na linha do "video profile" e escolha o "bitrate" ou "quantizer" que você deseja usar. O melhor modo de se achar o valor ideal é testando, mas de uma maneira geral, se consegue uma boa qualidade a partir de 700Kbits/s de bitrate ou um valor entre 20 a 24 de quantizer.
Faça testes com alguns arquivos e veja o valor que você acha mais apropriado, para quantizer costumo usar 22.

Após abrir o script e escolher o modo de compactação basta dar um click em "enqueue" e ele irá para a fila de arquivos a serem codificados. Para inicar a codificação basta ir para à aba "queue" e clicar em "start"

8. Convertendo o áudio

Caso queira converter o áudio também, basta ir a; aba "input"; escolher o vídeo/áudio o qual queira converter para Vorbis em "audio input"; codec deixe em "ogg vorbis"; vá a "config" e escolha a qualidade desejada.
O vorbis é codificado de uma maneira diferente dos outros arquivos, pois deve-se escolher não o bitrate, mas sim a qualidade desejada. Para termos uma idéia vou dar os valores de bitrate final:
q0= 64
q1= 80
q2= 96
q3= 112
q4= 128
q5= 144
E continua a aumentar de 16 em 16Kb/s.
existem testes (em inglês) que comparam vários formatos de áudio no link da wikipédia do vorbis que devem ser conferidos por quem está curioso sobre as diferenças entre eles, o arquivo codificado pelo meGUI é através do aoTuV e está nos teste.
Caso queira usar outro formato o próprio meGUI vem com várias opções diferentes. Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 Icon_wink

9. Juntando os arquivos

Agora, para terminar, basta juntar os arquivos de vídeo com o áudio. Para tal, bastar abrir o "mkvmerge GUI" que foi instalado pelo "MKVToolnix" e seguir os seguntes passos: você pode arrastar e soltar na janela os arquivos de vídeo e áudio ou, se você não optou por converter também o áudio, o arquivo de vídeo codificado e o vídeo original, também é possível através do botão "add". Após abertos os arquivos, na caixa "tracks" aparecerá todos os áudios, vídeos ou legendas adicionados. Basta apenas escolher os que você quer deixar no arquivo, pode se usar vários áudios ou legendas no mesmo arquivo, e clicar em "start muxing" . Pronto! Seu vídeo está codificado e pronto para ser reproduzido Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 Icon_smile

Com o tempo, vou adicionando todo que for possível para incrementar esse tutorial e deixa-lo o mais completo possível.
Espero que gostem, qualquer suguestão, ou dúvidas postem aqui.

Agredeço a nossa colega Bellatrix pela grande ajuda na revisão Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://internetativa.forumeiros.com
vtXis
Administrator
Administrator
vtXis


Número de Mensagens : 491
Data de inscrição : 14/05/2008

Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 Empty
MensagemAssunto: Re: Aprenda como converter AVI, RMVB para x264   Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 EmptySeg maio 11, 2009 4:12 am

Sempre tive problemas para conversão de vídeos feitos com minha câmera compacta (Canon Ixus 82) para o formato xvid. O processo de conversão no mencoder é de certa forma complexo e no final nunca eu atingia um resultados satisfatório (em termos de qualidade do vídeo e tamanho do arquivo).
Recentemente vi um trailer em HDTV que utilizava o formato h264 [1]. Qualidade excelente e um tamanho relativamente pequeno. Decidi testar este formato no Linux e ver os resultados (disponível através do codec x264[2]). Melhor impossível! A conversão é muito simples, porém um pouco demorada. Eis um exemplo de um vídeo que converti:

  • Tamanho vídeo avi raw ( original): 56M
  • Tamanho vídeo convertido x264: 4.8M
  • Qualidade: praticamente a mesma.

Para converter um vídeo para x264, execute o comando: ffmpeg -i mvi_0278.avi -vcodec libx264 -b 2000 -acodec libmp3lame out.mp4


Parâmetros:
-ivídeo de entrada (substitua o mvi_0278.avi pelo seu vídeo)
-vcodeccodec de vídeo
-bbitrate (2000 bit/s, 1500 também fica muito bom)
-acodeccodec de audio (mp4, no caso)
out.mp4vídeo de saída
Se você tiver erros ao executar este comando, provavelmente será devido a falta do ffmpeg, do libmp3lame ou do x264. Instale-os de acordo com sua distro e então funcionará. Utilizo No Slackware 12 tive de aplicar um patch para funcionar -- a descrição do procedimento vai no final desta dica.
Fiz ainda um script para conversão automática de todos os vídeos em um diretório.
Ai vai: #!/bin/sh
#início do script de conversão

#número de arquivos
N_FILES=$( ls *.avi |wc|awk '{print $1}')

#arquivos de entrada
ls *.avi > list.txt

for (( i = 1 ; i <= $N_FILES ; i++ ))
do

CURRENT_VID=$( cat list.txt |awk '{print $1}' |head -n $i|tail -n 1)

ffmpeg -i $CURRENT_VID -vcodec libx264 -b 2000 -acodec libmp3lame $CURRENT_VID.mp4
done
#fim do script

Configurando x264+ffmpeg no Slackware 12


Ir para o topo Ir para baixo
https://internetativa.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 Empty
MensagemAssunto: Re: Aprenda como converter AVI, RMVB para x264   Aprenda como converter AVI, RMVB para x264 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aprenda como converter AVI, RMVB para x264
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como criar uma capa de DVD.
» Web: Como criar um favicon para seu site.
» Como criar um Rosto Desmanchando.
» Aprenda Criar Serve Dedicado Non-Steam Com Modem Router Passo a passo!
» Como trocar o rosto das pessoas.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Design , Tutoriais e Video Aula-
Ir para: